sexta-feira, 27 de maio de 2011
"A união faz a força, o açucar também!"
Viver amanhã é muito tarde. Viva hoje!!!
quinta-feira, 26 de maio de 2011
"O caminho da Responsabilidade é a perseverança"
quarta-feira, 25 de maio de 2011
"A falta de amor é a maior de todas as pobrezas". (Medre Teresa de Calcutá)
Marcadores:
Frases,
Madre Teresa de Calcutá
terça-feira, 24 de maio de 2011
" 'Foi mal' não é desculpa. 'Valeu' não é obrigado. 'Eu também' não é eu te amo!" (AlvaroNy)
segunda-feira, 23 de maio de 2011
"É fácil amar os que estão longe. Mas nem sempre é fácil amar os que vivem ao nosso lado". (Madre Tereza de Calcutá)
Marcadores:
Frases,
Madre Teresa de Calcutá
sexta-feira, 20 de maio de 2011
Anel de Tucum
Este anel preto chama-se “anel de tucum”. Tucum é o nome de uma palmeira da Amazônia, da qual sua madeira, é utilizada para fazer este anel.
O anel de tucum é um símbolo usado por aqueles/as que acreditam no compromisso preferencial das Igrejas com os pobres. Também um símbolo de solidariedade que está nas mãos de muita gente de norte a sul do nosso país e também nas mãos de várias pessoas de nossa América Latina e da Europa, que lutam pela justiça e se engajam em pastorais sociais (das igrejas cristãs especialmente), entidades, movimentos sociais e ONG´s que lutam a favor dos que são explorados pelo capitalismo selvagem.
Na época do Império, quando o ouro era usado em grande escala entre os opressores, principalmente nos anéis, os negros e os índios não tendo acesso ao ouro, criaram o ANEL DE TUCUM como símbolo de pacto matrimonial, símbolo de amizade entre si e também de resistência na luta por libertação. Era símbolo clandestino cuja linguagem somente eles sabiam. O anel de tucum agregava os oprimidos, em busca de vida, mesmo no meio de tanta opressão.O objetivo é resgatar este compromisso e denunciar as causas da pobreza. Este é o compromisso simbolizado nesta aliança, já que tanto no Antigo quanto no Novo Testamento os profetas e apóstolos afirmam a fidelidade de Deus aos pobres e oprimidos. A aliança de tucum é o sinal desta fidelidade, deste compromisso.
Além da Bíblia, a opção pelos pobres é testemunhada também por toda a tradição da Igreja, principalmente na América Latina, a partir do Concílio Vaticano II e das Conferências dos Bispos em Puebla e Medelin. Esta opção é a essência mesmo da vida cristã porque está ligada à imitação da vida de Cristo. Mas esta opção não é apenas uma responsabilidade individual. Neste momento da história, ela implica um compromisso social que está ligado à partilha e acesso à propriedade dos bens absolutamente necessários à vida. Deus está do lado dos pobres porque Deus ama os pobres. Por isso o cristão é chamado a seguir este mesmo exemplo de amor e opção preferencial que tenta promover a dignidade humana. No pobre revela-se o rosto do próprio Deus (Mt 25,40).
O anel de tucum, como explicado anteriormente, foi criado para simbolizar o matrimônio entre escravos e índios. Hoje, o anel também é usado para representar a preocupação com causas populares, luta contra o preconceito e o desejo de um mundo mais humano e justo. Hoje, ele une as pessoas que idealizam e querem um mundo melhor para todos.
sexta-feira, 6 de maio de 2011
Dia de São Domingos Sávio 6 de Maio
Domingos Sávio, foi aluno de São João Bosco, e toda a sua vida foi composta por uma busca da santidade segundo a fé católica.Teve uma vida de muita sensibilidade e em pouco tempo percorreu um longo caminho de santidade, fruto da pedagogia de São João Bosco.
Nasceu numa família pobre, porém rica de fé. A sua infância ficou marcada pela primeira comunhão, feita com fervor aos sete anos, e distinguiu-se pelo cumprimento do dever em seu lema: "Prefiro morrer a pecar".
Aos doze anos de idade teve um encontro com São João Bosco, que o acolhe, como padre e director, em Valdocco (Turim).
Sensibilizado no ideal de São João Bosco, "Dai-me almas" deseja salvar a alma de todos e funda a companhia da Imaculada, da qual sairão os melhores colaboradores do fundador dos salesianos. Tomado por uma grave enfermidade aos quinze anos, regressa ao lar paterno da aldeira de Mondonio (município de Castelnuovo d'Asti), onde morre serenamente com a alegria de ir ao encontro do Senhor, exclamando aos seus pais:
"Adeus queridos pais, estou tendo uma visão linda! Que lindo!"
O papa Pio XII o proclamou santo em 12 de Junho de 1954.
Assinar:
Comentários (Atom)