Tempo de Quaresma, é tempo de reflexão, conversão e penitência.
Neste período a igreja nos convida a purificar a nossa alma e recomeçar novamente a nossa caminhada com Aquele que é o caminho. A Quaresma faz parte do ciclo Pascal. Começa na Quarta-feira de cinzas e termina na Quinta-feira Santa pela manhã. Muitas pessoas perguntam aos padres: Por que Quaresma? Qual o sentido da Quaresma?
Quaresma, porque neste tempo de 40 dias, lembramos e revivemos quando Jesus passou pelo deserto entre esses dias, afim de se preparar para a sua missão. É um tempo de nos consagrarmos mais intensamente à escuta da Palavra de Deus, à oração e ao maior domínio de nós mesmos, para nos convertermos e a cada dia sermos os melhores possíveis para viver o amor intensamente.
Para a cada dia sermos melhores, temos que refletir sobre nossa vida: quem somos? Quais são as nossas escolhas? Qual é o nosso caminho? Sou melhor do que posso ser? Caminhamos do lado de Deus?
Existem milhares de perguntas que podemos nos fazer e refletir se somos melhores.
A penitência, é um gesto concreto, onde podemos ser melhores entre os quarenta dias, não ficar apenas nesses dias, mas levar para a vida toda. A melhor penitência é tentar ser melhor em tudo, melhor em nosso dia-a-dia, tentar nos controlar naquilo que gostamos muito, conseguindo isso viveremos o amor e recomeçaremos novamente a caminhada com Aquele que é o caminho.
A Quaresma é um tempo muito importante, principalmente para a vocação. Seja para construir família, viver exclusivamente para Deus ou para doar a vida por uma missão, todos possuem uma vocação. Ela é o chamado do Pai, cuja finalidade é a realização plena da pessoa humana. É um gesto gracioso do Senhor que visa a plena humanização do homem. É dom, graça, eleição cuidadosa, visando a construção do Reino dos Céus.
Fabiano Souza

Nenhum comentário:
Postar um comentário